Divulga fissura

Blog para divulgação de pesquisas científicas sobre fissuras labiopalatinas

Investigação genética na Unicamp

Resultado de imagem para genetics

O Projeto “Investigação da Síndrome de Deleção 22q11.2 Utilizando Diferentes
Estratégias para Aplicação em Saúde” tem como pesquisadora responsável a professora doutora Vera Lucia Gil da Silva Lopes, e ocorre no Hospital de Clínicas Unicamp.

O principal objetivo é identificar anormalidades no material genético de pessoas com suspeita de Síndrome de deleção 22q11.2.  sendo, portanto, um exame com caráter diagnóstico que poderá contribuir para melhorar o conhecimento sobre essa doença. Outro objetivo é formar uma base de dados brasileira de pacientes com informações sobre características clínicas, causas, fatores de risco e história natural das anomalias craniofaciais.

Esta Base de dados pertence ao Projeto Crânio-Face Brasil, coordenado pelo
Departamento de Genética Médica da Universidade Estadual de Campinas e conta com a participação de outros centros e foi aprovada pelo CEP desta instituição com o CAAE 35316314.9.1001.5404 e pela CONEP (14733).

Os participantes passam por consulta onde é preenchido formulário com informações sobre sua história médica e de sua família, gestação, parto, uso de medicamentos, desenvolvimento físico e mental e aspectos genéticos e clínicos. Também são realizadas fotografias e coleta de sangue ou saliva, de acordo com o método de pesquisa de cada caso.

Interessados em conhecer mais sobre o projeto? Acesse o link: https://www.fcm.unicamp.br/fcm/sites/default/files/paganex/tale_del_22-unicamp_082015.pdf

%d bloggers like this: